background

Unindo as localidades de Campelos e de Outeiro da Cabeça, este percurso pedestre de 18,5 km oferece duas variantes mais curtas, tendo como temática central elementos que caracterizam as respetivas freguesias, que se encontram agregadas.

Este percurso pedestre une os dois principais núcleos urbanos das freguesias, passando por locais como o Museu Etnográfico dos Campelos, o moinho desta localidade, a Lagoa do Falcão, a estação ferroviária de Outeiro da Cabeça e as instalações do complexo industrial cerâmico da zona.

Com uma extensão total de 18,5 km, tem dois inícios previstos: um em Campelos (junto ao mercado) e outro em Outeiro da Cabeça (junto ao edifício local da Junta de Freguesia da União das Freguesias dos Campelos e Outeiro da Cabeça).

Foi pensado para ser a junção de duas rotas que se podem fazer em separado ou em conjunto, bem como no sentido de mostrar o que de melhor distingue e une aquelas duas freguesias: o pão, reconhecido do lado de Campelos, e o barro, reconhecido do lado do Outeiro. Não é por acaso que o pão amassado à mão e cozido em forno de barro vermelho com lenha é um dos ex-libris do território onde se desenvolve a Rota do Pão e do Barro.

 

Características do percurso

· Localização:
- Concelho: Torres Vedras
- Localidades: Campelos e Outeiro da Cabeça

· Tipo de percurso: Circular

·  Pontos de partida e chegada:
- Campelos: Mercado e Junta de Freguesia
- Outeiro da Cabeça: Largo 1º de Maio

· Distância: 18,5 km

· Desníveis acumulados: 290 m

· Duração: 4h30

· Grau de dificuldade: Fácil

· Época aconselhada: Todo o ano

Tendo em conta a possibilidade permanente de vandalismo da sinalização do percurso pedestre, aconselha-se a orientação através de meios complementares (folheto ou gps).

 

Folheto
- Download do folheto (PDF)  

GPS
PR12 TVD
- ALLTRAILS
- WIKILOC
- GPX
- KML