background

O Centro de Interpretação da Comunidade Judaica divulga a presença dos judeus sefarditas em Torres Vedras, promovendo a herança material e imaterial judaica no país. Aqui o visitante tem a oportunidade de desvendar o quotidiano da comunidade judaica e suas afinidades e conflitos com os vizinhos cristãos.

O Centro de Interpretação da Comunidade Judaica dá a conhecer a história da presença judaica em Torres Vedras. Inaugurado a 18 de maio de 2017, este equipamento museológico do Município de Torres Vedras foi produzido sob a supervisão científica da Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Localizado no centro histórico da cidade, a escassos metros da antiga judiaria, o Centro ocupa um conjunto de edifícios de arquitetura tradicional, conhecido por Cerca da Josefa, requalificado através do projeto Rotas de Sefarad: Valorização da Identidade Judaica Portuguesa no Diálogo Interculturas, dinamizado pela Rede de Judiarias de Portugal.

Com o objetivo de valorizar o legado deixado pela presença judaica, este espaço apresenta a realidade histórica, social e cultural desta comunidade. As quatro salas de exposições, com conteúdos em português e em inglês, utilizam painéis expositivos e documentos, como contratos, cartas de perdão e cartas régias, para desvendar o quotidiano desta comunidade e dar a conhecer o destino dos judeus torrienses após a expulsão. A exposição é complementada por um circuito de visita que percorre os espaços urbanos ocupados pela antiga judiaria.

endereço

Largo Padre Jacinto Pio Sobreiro, Torres Vedras

horario

Setembro a maio

Terça-feira a domingo: 10h00 às 13h00 | 14h00 às 18h00

Junho a agosto

Terça-feira a domingo: 10h00 às 13h00 | 14h00 às 19h00

Encerrado: segunda-feira, 1 de janeiro, domingo e terça-feira de Carnaval, domingo de Páscoa, 1 de maio, 24 e 25 de dezembro.