background

Este território é um destino por excelência para a prática de turismo de natureza e pode ser visitado a pé ou de bicicleta pelos vários percursos que o atravessam.

A Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira destaca-se da envolvente em termos de relevo e é composta pelas Serras do Socorro e da Archeira, Serra da Galharda e Serra do Monte Deixo. Esta área constitui um local onde se verifica a presença de elementos com valor patrimonial em termos naturais, históricos, culturais e paisagísticos.

No património natural, destacam-se as estruturas vegetais com cercais (áreas com carvalho-cerquinho) e matagais, mosaico agrícola e florestal e estruturas ripícolas (i.e. da margem dos cursos de água) em diversos estádios de equilíbrio, onde ocorrem com frequência orquídeas. Em termos da flora, refira-se a existência de espécies com estatuto de proteção legal como o narciso e o lírio amarelo e plantas com elevado valor patrimonial como a rosa albardeira e o tomilho. Quanto à fauna, salienta-se a diversidade de espécies de pequenos mamíferos, borboletas e aves. Na área é possível observar fósseis do Cretácico Superior e troncos fósseis, de interesse científico, museológico e didático.